A Área Metropolitana do Porto vai receber mais de 365 milhões de euros de fundos europeus do programa Norte 2030, revelou o presidente metropolitano, Eduardo Rodrigues, na última reunião do Conselho Metropolitano, garantindo que todos os 17 municípios que compõem a AMP, em que o concelho de Oliveira de Azeméis está inserido, terão mais dinheiro que no quadro comunitário anterior.
“Nós temos, neste momento, o quadro comunitário de âmbito metropolitano mais elevado de sempre. Conseguimos uma negociação no âmbito da região que trouxe para a Área Metropolitana do Porto mais de 365 milhões de euros, um valor substancialmente superior àquele que discutimos em 2013 e que conseguimos em 2013”, que rondou os 290 milhões de euros, revelou Eduardo Vítor Rodrigues à saída da última reunião da AMP.
“A sua distribuição, tentamos que seja o mais criteriosa possível, o mais ‘exceliana’ possível. No final, daquilo que temos, o balanço objetivo é: todos sobem, todos têm mais dinheiro desta vez do que tinham no passado, todos têm um crescimento que é superior ao crescimento limite de 1%, que era aquele que ninguém queria ter”, detalhou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da AMP.
A distribuição dos fundos foi aprovado pela maioria dos 17 municípios que compõem a Área Metropolitana do Porto, havendo três votos contra (Santa Maria da Feira, Valongo, Vila Conde) e uma abstenção (Arouca).