A edição de 2023 das Festas de Loureiro está a ser realizada em moldes diferentes do habitual. Tradicionalmente os festejos estavam balizados entre os dias 18 de maio, primeiro dia em que há registo do nome de Loureiro num documento na Torre do Tombo (este ano não foi assinalado), e o dia 21 de junho, altura em que se comemora a elevação deste território de lugar a vila. Este ano o início deu-se a 27 de maio com o Torneio de Encerramento de Petizes do Clube Desportivo de Loureiro e terminará no dia 10 de setembro com o 11.º convívio Motard AMLD. O modelo de celebração durante o ano todo veio para ficar, diz o presidente da junta de freguesia, José Queirós, em declarações ao azeméis.net, avançando que o nome “Festas de Loureiro” poderá vir a ser alterado no futuro.
“Este ano tínhamos a ideia de manter as comemorações tradicionais. Entretanto, não assinalamos o 18 de maio que no fundo é uma data, que continuará a haver. Teremos de querer mais qualquer coisa que não seja só assinalar uma data só porque sim”, começa por explicar o presidente da junta de freguesia de Loureiro.
“Este ano as festas foram balizadas assim. Teremos de rever, eventualmente. Todas as nossas decisões são muito dinâmicas, há muitas festas, e nós quisemos, realmente, inclui-las todas. Vamos ter de ser muito mais abrangentes do que estivemos a ser até agora. E vamos ter de rever o nome do cartaz para fazermos de maneira diferente”, conclui José Queirós.
___
Veja as declarações do presidente da junta de freguesia de Loureiro, José Queirós
___