As obras no terreno onde será instalado no próximo ano o Mercadona já começaram. Para além da construção do espaço em si, a empresa fica responsável pelas vias de acesso ao espaço comercial. A primeira fase será a construção entre a Rua Dr. Ângelo Marques Pinheiro, na rotunda das traseiras do cemitério da cidade, e até meio da Avenida Ernesto Pinto Basto, em frente à saída do atual parque de estacionamento da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, onde será construída uma nova rotunda. Esta é uma obra orçada no valor de 1,5 milhões de euros e será inteiramente suportada pela empresa imobiliária responsável pela construção da grande superfície.
Os responsáveis pela instalação do Mercadona em Oliveira de Azeméis “já queriam ter iniciado as obras em setembro, mas as coisas atrasaram-se”, revelou Joaquim Jorge. O executivo aprovou a autorização da construção deste novo acesso público, já previsto no Plano Diretor Municipal, nos primeiros dias deste mês, e passadas duas semanas sobre o momento foi possível ver movimentações no terreno.
Ao mesmo tempo que as obras avançam – por enquanto apenas na parte da antiga da Quinta dos Alegrias, ao lado do Centro Comercial Rainha – a autarquia está a trabalhar na expropriação de algumas das parcelas dos terrenos número três, quatro e cinco para que a empreitada seja possível. A autarquia já requereu a Declaração de Utilidade Pública e Autorização de Posse Administrativa dos espaços em questão.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis revelou que de forma a atenuar o fortíssimo investimento que irá fazer na construção da nova via, o Mercadona ficará isento de pagar a Taxa Municipal de Urbanismo no investimento total.
Apesar do início das obras, o Mercadona ainda não adiantou qualquer data prevista para a inauguração do novo supermercado no centro de Oliveira de Azeméis. Para já, apenas se sabe que será durante o ano de 2023.