A Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis comemorou o seu 20.º aniversário no dia 4 de dezembro com um almoço convívio no Restaurante Lindolfo, em Cesar. Esta é uma data redonda, mas a maior prenda já tinha sido recebida em novembro do ano passado, poucos dias antes da comemoração do 19.º aniversário: a mudança de instalações para o primeiro andar do antigo edifício da Escola de Artes e Ofícios Bento Carqueja. Este ano o aniversário foi mais um pretexto para reunir dezenas de alunos à mesma mesa.
Esta instituição já chegou a ter 400 alunos. Atualmente são cerca de 260 séniores que frequentam o novo edifício para serem mais felizes e para continuarem a viver momentos de partilha, convívio e amizade.
O dia de celebração incluiu uma missa solene, na Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, que contou com a participação do Grupo Coral da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis. Durante o almoço-convívio, que contou com a participação de cerca de uma centena de pessoas, a animação esteve a cargo do violinista La Mouche, e de um programa de variedade que incluiu magia e um momento cultural.
Odete Roma, presidente da USOA, sublinha que considera a instituição que lidera com uma segunda família. Este sentimento é partilhado por todos os que estão na instituição. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, sublinha que a USOA é mesmo “é uma família para muitos dos seus utilizadores, um antídoto solução para a solidão, com muita formação, muita alegria e muita ginástica”.
O autarca destaque que esta instituição promove “iniciativas fundamentais para que os nossos séniores tenham um envelhecimento ativo, atividade enriquecedoras para que os nossos séniores se relacionem, e sejam arrancados de rotinas que muitas vezes não contribuem para o seu bem-estar”.