Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

Vilarinho de São Luís. Magusto, rojoada, leilão natalício e a iniciativa “Almoce e Jante Connosco”

Vilarinho de S. Luís, a nova Aldeia de Portugal, vai estar em festa.
Foto: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Foto: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Publicidade

No próximo dia 12 de novembro, há festa rija para celebrar a recente distinção da ATA – Aldeias de Portugal na sequência de uma candidatura apresentada pela ADRITEM, juntamente com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, União das Freguesias (UF) de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz e Associação Tradições de S. Luís. Um almoço, com direito à tradicional vitela assada em forno de lenha acompanhada de arroz, e um magusto marcarão de forma especial o fim de um processo cuja construção começou há cerca de um ano, mas que já vinha a ser pensado “há muitos anos”. Também a ATA “deu apoio no desenvolvimento e na construção desta rede colaborativa”, segundo Teresa Pouzada.

O magusto é um dos eventos-âncora que consolidarão a marca ‘Aldeias de Portugal”, previstos para 2022 e 2023. Ainda este ano, Vilarinho de S. Luís acolherá um outro: uma rojoada marcada para 8 de dezembro. E, além disso, promoverá um leilão natalício, precisamente no dia de Natal, para angariação de fundos para a capela.

Publicidade

Contrariamente à freguesia de Ul, que também é Aldeia de Portugal, para Vilarinho de S. Luís não está pensado o ‘Há Festa na Aldeia”, mas sim a iniciativa “Almoce e Jante Connosco”. Trata-se de outro dos produtos das ‘Aldeias de Portugal’, que mais não é do que uma oportunidade de conhecer as histórias e estórias locais, enquanto se promove a identidade comunitária e o turismo, em aldeias que não têm serviços de restauração abertos.

Em suma, e de acordo com Teresa Pouzada, “a aldeia vai ser o que a sua comunidade quiser que seja”. E por falar em comunidade, a edilidade oliveirense fez questão de sublinhar que “esta candidatura é, sem sombra de dúvida, uma conquista comunitária, das pessoas que a incorporam e, acima de tudo, das pessoas que dão alma e vida à aldeia”.

Publicidade

+ Conheça mais sobre Vilarinho de São Luís na edição número 8 do jornal Azeméis.Net, já nas bancas.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS