Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

Sara Correia em palco no Mosteiro de Arouca para celebrar “Património a Norte”

Sara Correia atua no próximo dia 8 de outubro no Mosteiro de Arouca.
Publicidade

A fadista Sara Correia será a próxima convidada musical da iniciativa “Património a Norte”. Sobe ao palco no próximo dia 8 de outubro, no Mosteiro de Arouca, para assinalar a terceira etapa desta iniciativa organizada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), juntamente com várias autarquias e instituições eclesiásticas.

Sara Correia é, desde muito cedo, presença habitual nas melhores casas de fado. Viveu desde sempre rodeada de música e de músicos e encara esta vida de forma bastante natural. Canta com a propriedade e a força de quem cresceu com o fado. Caberá a Sara a atuação musical deste dia, precedida por uma visita guiada ao Mosteiro e de uma prova gastronómica da autoria das Chefs Ligia Santos e Margarida Bessa Rego.

Publicidade

O programa “Património a Norte” tem como grande objetivo a valorização de espaços patrimoniais de seis concelhos: Bragança, Tarouca, Arouca, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Felgueiras. Um projeto diferenciador de afirmação cultural, do qual constam concertos, visitas e ações de gastronomia com vista à aproximação da população residente e à captação de novos públicos turístico-culturais.

Fundado no século X, o Mosteiro de Santa Maria de Arouca começou por acolher mulheres e homens. Com a chegada de D. Mafalda, filha de D. Sancho I, em 1154, tornou-se exclusivamente feminino. Entre os séculos XVII-XVIII, o sofreu obras de renovação e a antiga residência dos padres é hoje a biblioteca municipal de Arouca. O corpo que servia funções públicas do Mosteiro é, atualmente, o local de acesso ao museu, onde podemos encontrar os melhores acervos regionais de arte sacra do país, entre pintura, escultura, mobiliário e prataria dos séculos XVI a XVIII, a par de um raro fundo de livros de música de grande interesse histórico.

Publicidade

A experiência gastronómica será preparada pelas Lígia Santos e Margarida Bessa Rego. Engenheira de formação, Lígia Santos foi a vencedora da 1ª edição do Masterchef Portugal, RTP 2011. Está totalmente dedicada à gastronomia e ao turismo. Margarida Bessa Rego iniciou a sua formação em Economia mas depois de um ano pela Ásia rendeu-se à cozinha. Cidadã do mundo, a aluna da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto é apaixonada por produto e época, e faz cozinha de proximidade.

Programa
8 de outubro | Arouca

16:30 · Sessão de abertura

Lançamento das visitas

17:30 · Património em Prova

Partilha e Degustação

com as Chefs Lígia Santos e Margarida Rego

19:00 · Concerto

Sara Correia

Depois da Sé Velha de Bragança, do Mosteiro de Salzedas e do Mosteiro de Santa Maria de Arouca, seguem-se três outras arquiteturas religiosas. No dia 15 de outubro será a vez da Concatedral de Miranda do Douro, e uma semana mais tarde da Igreja Matriz de Sambade de Alfândega da Fé. A iniciativa “Património a Norte” fecha no dia 29 de outubro, no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS