Quarta-feira, 19 de Junho de 2024
Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Oliveira de Azeméis já produz 17% da energia que consome

> Através de painéis fotovoltaicos, a Indaqua Oliveira de Azeméis produz anualmente mais de 100 mil kWh. Esta energia faz com que 17% da operação da empresa seja autossuficiente e assegurada de forma 100% verde.

Todo o setor em baixa do abastecimento de água e das águas residuais produz pouco mais de 12 milhões quilowatts-hora (kWh), ao longo de um ano, de acordo com dados de 2021, os últimos disponibilizados pelo regulador (ERSAR). Já em 2022, todo o Grupo Indaqua assegurava um terço desta energia, a partir de fontes 100% renováveis.

Também em 2022, a Indaqua Oliveira de Azeméis produziu mais de 100 mil kWh, evitando a emissão de 26 toneladas de CO₂ para a atmosfera.

Publicidade

A produção de energia é feita através de 195 painéis fotovoltaicos instalados na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ul. A energia produzida é utilizada na própria operação da Indaqua Oliveira de Azeméis, que já era 17% autossuficiente, em 2022. Até 2020, esse valor era de 0%.

Na média das empresas do Grupo Indaqua que têm produção de energia, a autossuficiência chegava aos 20% em 2022.

“A gestão dos consumos energéticos e a procura por fontes de energia renováveis, tendo em vista a autossuficiência, faz parte da estratégia de promoção da eficiência que todo o Grupo Indaqua tem implementado”, explica Nuno Laranjo, Diretor Geral da Indaqua Oliveira de Azeméis. “A Indaqua Oliveira de Azeméis é já a segunda empresa do Grupo a garantir um maior nível de autossuficiência energética”, acrescenta.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS