Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Requalificação do novo Caracas vai avançar. Quase €5 milhões em obras que estarão prontas em julho de 2021

É assim que será o exterior do novo Caracas
É assim que será o exterior do novo Caracas

Agora é que é! As obras do novo Caracas vão mesmo avançar. O espaço encerrou portas no dia 15 de dezembro de 2019 para que a empresa que tinha ganho o concurso do contrato de empreitada começasse em janeiro de 2020 para estar pronta em julho de 2021. Só que entretanto a obra foi suspensa por ordem do Tribunal de Contas tal como noticiámos em fevereiro. Semanas depois, em declarações ao Azeméis.NET, Joaquim Jorge chegou a afirmar que confiava que o visto do Tribunal de Contas chegaria em março, tal como pode ler aqui. Não se sabe quando é que o visto chegou, mas o município anunciou nesta quinta-feira, dia 23 de abril,  a assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação do Cineteatro Caracas.

A empresa a quem foi adjudicada a obra tem, agora, um prazo de 450 dias, incluindo sábados, domingos e feriados, para executar a obra no valor de quase 5 milhões de euros (4.947.105,09 euros. mais especificamente). O Azeméis.NET fez as contas e, se o contrato for cumprido, o novo Caracas estará pronto até ao dia 16 de julho de 2021, no máximo. As obras de requalificação do edifício estão inseridas no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) e terão cofinanciamento comunitário no âmbito do NORTE2020.

Publicidade

Com a consignação da obra está dado o último passo para a autarquia avançar com a requalificação do principal equipamento cultural da cidade de Oliveira de Azeméis, uma das bandeiras do primeiro mandato de Joaquim Jorge à frente da autarquia oliveirense.

“Finalmente vamos avançar com uma obra desejada há muito tempo pelos oliveirenses transformando o Cineteatro num equipamento moderno, funcional e dotado com todas as condições de conforto e segurança”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Antes do encerramento das portas do Cineteatro Caracas o edil oliveirense já tinha dito que o novo Caracas“ vai ser uma das grandes casas de espetáculos do distrito com todas as condições de segurança e conforto que os oliveirenses e os visitantes merecem”.

Aspecto do auditório do Cineteatro Caracas antes do encerramento das portas a 15 de dezembro de 2020

A casa de espetáculos, que promoveu a cultura ao longo de mais de 50 anos, foi fechada ao público no dia dia 15 de dezembro, e agora será feita uma remodelação profunda no edifício conferindo-lhe uma nova linguagem arquitetónica e melhorando as condições físicas e técnicas.

O projeto contempla, também, a criação de novos espaços como um pequeno auditório e uma sala polivalente, flexibilizando a sua utilização ao nível das atividades culturais.

Tendo em conta a antiguidade do imóvel, já com mais de 50 anos, e a ausência de obras, a intervenção terá em conta as questões da segurança evidenciando-se, por exemplo, a criação de uma nova saída de emergência para a rua Carlos Osório.

O projeto prevê um ligeiro aumento da área de implantação através da criação de dois pisos técnicos e da ampliação da torre de palco. A requalificação releva ainda as questões térmicas e de consumo energético e dá especial atenção aos espetadores de mobilidade condicionada.

Veja o vídeo que mostra o adeus ao velhinho Cineteatro Caracas clicando na tecla play.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS