Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Município distinguiu pela primeira vez 63 bombeiros com medalhas de mérito

> Autarquia oliveirense reconheceu publicamente o mérito de homens e mulheres que dão tanto por tantos. O azeméis.net mostra o rosto destes soldados da paz.

O Dia Municipal do Bombeiro foi assinalado a 16 de maio, mas as comemorações aconteceram no dia 20 de maio, em São Roque. Este ano, e pela primeira vez, o município distinguiu dezenas de bombeiros com três graus de medalhas, agraciando assim a  disponibilidade de homens e mulheres que servem a comunidade oliveirense. Dos 63 elementos que se encontravam na lista, neste dia foram condecorados 50 soldados da paz. 

“É uma das formas de dizermos aos nossos bombeiros que temos por eles muita consideração e respeito e uma enorme dívida de gratidão em relação à missão que desempenham”, afirmou Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Publicidade

Jorge Pinho, presidente dos Bombeiros Voluntários de Fajões, considerou durante o seu discurso que esta distinção do município já deveria ter sido feita antes, “com outros homens noutros tempos”,  

António Justino, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, foi condecorado com a Medalha de Mérito Grau Bronze pelos 21 anos de serviço. “Este é o dia em que se reconhece que há tão poucos que dão tanto por tantos sem que olhem à sua cor, à sua ideologia, à sua condição social”, afirmou no seu discurso.   O comandante de dos Bombeiros Voluntários de Fajões, Jorge Bastos, que passou a ter o cargo efetivo [ver caixa] recebeu a Medalha de Mérito Grau Bronze pelos 34 anos de serviço. 

Medalha de Mérito Grau Ouro (mais de 35 anos de serviço)

Fernando Maciel, João Jardim, Abílio Bastos, António Costa, Adelino Ferreira, Manuel Barbosa, Agostinho Paiva

Medalha de Mérito Grau Prata (entre os 25 e os 34 anos)

Comandante Jorge Bastos, José Armando Oliveira, Aparício Aguar, Ricardo Oliveira, Rufino Silva

José Santos, Miguel Castro, Fernando Costa, Antero Oliveira, Luís Fernandes, António Barbosa, Manuel Monte. 

Medalha de Mérito grau bronze (entre os 15 e 24 anos de serviço)

Armando Pinho, Bruno Almeida, Jorge Nogueira, Miguel Gonçalves, José Correia, Daniel Pinho, Hugo Almeida 

João Bastos, Diamantino Valquaresma, Alfredo Oliveira, Alexandre Silva, Carlos Duarte, Renato Carlos e Pedro Pinho 

Comandante António Justino, Hélder Correia, Maria Odete Santos, José Jardim, Diogo Santiago, Daniel Silva, Ana Azevedo, Susana Nogueira

Ana Margarida Moreira, Bruno Ferreira, José Oliveira, Rui Cerqueira, Elza Costa, José Silva, Nuno Gabriel Oliveira, Marco Barbosa, Pedro Barbosa, Rosa Quinta 

13 novos bombeiros de terceira

Durante a cerimónia no Dia do Bombeiro foram promovidos a Bombeiros de 3.ª, com a entrega de divisas, 13 elementos (três da corporação de Fajões e 10 de Oliveira de Azeméis que concluíram o curso inicial de formação de bombeiro, que teve a duração de quase 300 horas. A emoção esteve visível nos olhares marejados dos novos recrutas. As corporações continuam a precisar de mais recursos humanos. Os responsáveis máximos pelos bombeiros de Oliveira de Azeméis referiram que durante o ano de 2023 a corporação “prestou mais de 20 mil serviços, e houve piquete com falta de homens”

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS