Terça-feira, 21 de Maio de 2024
Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Mercado à Moda Antiga comemora 25 anos homenageando a tradição vidreira

> Após a celebração das padeiras e padeiros de Ul em 2024, o ano que marcará um quarto de século do maior evento cultural do concelho será dedicado ao vidro.
Imagem do cartaz dos 25 anos do Mercado à Moda Antiga
Imagem do cartaz dos 25 anos do Mercado à Moda Antiga

O maior evento cultural do concelho de Oliveira está marcado para os dias 18 e 19 de maio. E este ano será um marco especial. O Mercado à Moda Antiga celebrará 25 anos de existência. Após a celebração do pão de Ul no ano passado, este ano será a tradição vidreira o ponto central na edição deste ano.

Todos os suportes promocionais terão como tema “o vidro” e o evento é uma homenagem a esta arte que faz parte da identidade do município, informa a autarquia que também já disponibilizou o cartaz do evento.  

Publicidade

Em Portugal, a arte de produzir e trabalhar o vidro é considerada uma indústria tradicional. A fascinante história da indústria vidreira em Oliveira de Azeméis, é um legado que remonta ao século XVI e que se enraíza no próprio ADN deste concelho. Ao longo dos séculos, esta indústria moldou não apenas a paisagem económica local, mas também contribuiu significativamente para a história de Portugal. Desde os primeiros sopros de vidro, Oliveira de Azeméis testemunhou o florescimento desta arte e as mãos habilidosas dos artesãos locais deram vida a peças únicas, refletindo a mestria e a tradição de gerações.

O Mercado à Moda Antiga é um evento de referência regional e nacional através do qual são recriados os usos e costumes do final do séc. XIX, início do séc. XX, concretamente, do antigo mercado que se realizava na Praça dos Vales, proporcionando aos visitantes e turistas uma experiência única na vivência da nossa herança histórica e social.

Recorde-se que o Mercado à Moda Antiga regressou neste ano de 2023 após três anos de suspensão devido à pandemia. Ocupou uma área de cerca de quarenta mil metros quadrados e contou participação de dois mil figurantes, cerca de 70 associações, e contou com a presença do programa da estação pública “Aqui Portugal”. Segundo dados avançados pela autarquia no rescaldo do evento, terão passado mais de 120 mil pessoas pelas ruas centrais da cidade durante os dois dias de evento.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS