Sábado, 3 de Dezembro de 2022
Sábado, 3 de Dezembro de 2022
Publicidade

Festas La Salette 2022. Cartaz de luxo e orçamento de € 70 mil para o regresso à normalidade 

Programa. Cuca Roseta, Calema, Némanus e o campeão do mundo de acordeão prometem atrair milhares de pessoas ao Parque de La Salette. E há mais novidades. 
Publicidade

Há dois anos que Manuel Peixoto, presidente da Associação das Festas de La Salette, ansiava de colocar as suas ideias em prática. Nomeado em 2020 para liderar a (na altura) a Comissão de Festas, viu a pandemia provocada pelo vírus Covid-19 impedir que os festejos de 2020 e 2021 fossem realizados de forma condicionada à realização de apenas da vertente religiosa. Este ano os festejos serão realizados na sua plenitude. No último dia 10 de maio, o líder da associação responsável pelos festejos, apresentou a equipa que o acompanha na organização da edição deste ano e divulgou o cartaz que promete ir ao encontro dos gostos musicais de várias idades.

Este ano as Festas em Honra de Nossa Senhora de La Salette acontecem entre os dias 7 e 15 de agosto. Têm a particularidade de se iniciarem numa data mais avançada do mês de agosto do que a normalidade, uma vez que o primeiro domingo do mês, que por tradição marca a data da Procissão das Velas, é no dia 7. No dia 9 de agosto dá-se início aos concertos programados: com a atuação do campeão do mundo de acordeão, o francês Julien Gonzalez, no Coreto do Parque de La Salette. 

Publicidade

A 10 de agosto será o Dia da Juventude, com a atuação de alguns DJ’s residentes no concelho, e dia 11 de agosto espera-se o primeiro banho de multidão com a atuação de Cuca Roseta. O dia seguinte, 12, será dedicado a todas pessoas que gostam de ritmos latinos. Subirão ao palco a dupla portuguesa Némanus.

A noite do dia 13 de agosto será reservado aos Ranchos Folclóricos (este ano caberá à associação “A Chama” a responsabilidade da organização), e no dia 14 de agosto haverá o encontro das Bandas de Música do concelho. O encerramento das festas, na segunda-feira, dia 15 (feriado municipal), está a cargo dos Calema.

Cuca Roseta
Némanus
Calema

O MAIOR ORÇAMENTO DOS ÚLTIMOS ANOS

A edição de 2022 das Festas em Honra de Nossa Senhora de La Salette terá o maior orçamento dos últimos anos. Manuel Peixoto revela que o orçamento previsto é de 70 mil euros (a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis comparticipará com 50 mil euros, e o restante valor será obtido através do peditório que começa esta semana). Há um investimento na contratação de artistas para captar a atenção dos oliveirenses, mas também de forasteiros, e este orçamento também reflete o aumento generalizado dos preços que se verificou na logística da área do entretenimento. Para além disso, a Comissão de Festas voltará a apostar na iluminação e na descarga de fogo de artifício.

Este é o ano que se espera o regresso à normalidade, e a realização dos festejos na sua plenitude. Ao contrário do que aconteceu nos últimos dois anos a Procissão das Velas e do Triunfo voltará ao seu formato original, com a deslocação da imagem de Nossa Senhora de La Salette a fazer-se com a participação de todos os seus devotos.

Para este ano há ainda uma outra novidade. As associações culturais e desportivas do concelho foram convidadas a  marcar presença no recinto das festas com espaços de comes e bebes. Esta é uma forma que a Comissão de Festas encontrou para dinamizar ainda mais o recinto das festas, ao mesmo tempo que dá oportunidade ao movimento associativo em poder angariar fundos para as suas atividades. O Azeméis.Net apurou que, para este ano, a Banda de Música de Loureiro e o Futsal Clube de Azeméis serão duas das coletividades que marcarão presença. 

___

PORMENORES

Procissões
As procissões das Velas e do Triunfo voltará ao formato normal, com os milhares de devotos a terem oportunidade de acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Salette nas viagens entre o Santuário e a Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis.

Iluminação e fogo de artifício  

A Comissão de Festas volta a apostar e a investir este ano na iluminação e na descarga de fogo de artifício, no último dia dos festejos. 

Feriado municipal e nacional 

Este ano as Festas em Honra de Nossa Senhora de La Salette acontecem entre os dias 7 e 15 de agosto. O feriado municipal calha a 15 de agosto e coincidirá com o feriado nacional em que se celebra a Assunção de Nossa Senhora.

Peditório começa esta semana

Do valor orçamentado (70 mil euros), 50 mil são provenientes do subsídio habitual da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e os restantes 20 mil terão de ser angariados no peditório aos oliveirenses que começa esta semana.

___
Retrato de equipa

Membros da organização das Festas de La Salette 2022. O presidente da Associação das Festas de La Salette, Manuel Peixoto, revela que este ano houve novas entradas, e sublinha o facto de um dos elementos ser invisual. “Demonstrou vontade em fazer parte da equipa, e tem participado com boas ideias nas nossas reuniões. Nós não fechamos as portes a ideia”, afirma. Atualmente a equipa é composta por cerca de 30 elementos.

___
Apresentação das Festas La Salette 2022 em vídeo

*Este artigo faz parte da edição número 3 do jornal Azeméis.Net

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS