Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

As duas estações de rádio do concelho unem-se numa única frequência

> "Foi a decisão possível e necessária para Oliveira de Azeméis manter uma emissora de rádio", justifica Eduardo Costa, proprietário e diretor das duas rádios locais.

A frequência 97.1 Mhz vai deixar de ser a casa da Caima FM, no ano em que a estação de rádio comemora o seu 35.º aniversário. As duas estações de rádio do concelho de Oliveira de Azeméis – a Azeméis FM e a Caima FM – irão unir-se numa única frequência (em 89.7 Mhz) a partir da próxima quinta-feira, dia 23 de maio. Na prática, passará a haver apenas uma frequência de rádio dedicada ao concelho de Oliveira de Azeméis.

“Caima-Azeméis FM Rádio, na frequência 89.7 Mhz vai juntar os conteúdos das duas rádios. Todos os colaboradores das duas rádios foram convidados a continuar os seus programas. Agora com melhores condições técnicas para uma melhor rádio a garantir o serviço público de radiodifusão do concelho de Oliveira de Azeméis”, revelou o proprietário e diretor das duas rádios locais, Eduardo Costa, em comunicado enviado à nossa redação.

Publicidade

Na base desta decisão estão questões económicas. “Na atualidade as rádios vivem muitas dificuldades, os custos são elevados, nomeadamente pelas exigências técnicas de utilização do espectro rádioelétrico e taxas. Muitos concelhos do país e da região já não tem serviço de radiodifusao local. Como diretor das duas rádios do concelho, foi concluindo que seria viável e bastante, o concelho ter uma rádio bem equipada e que melhor cumprisse a sua missão”, justifica Eduardo Costa.

“Foi assim decidido fazer a fusão das duas rádios numa só frequência. A Azeméis FM rádio tem atribuída o dobro da potência da sua congénere Caima FM, pelo que será na frequência 89.7 Mhz da Azeméis FM que os oliveirenses e ouvintes da região passarão a ter todos os programas das suas duas rádios. Foi a decisão possível e necessária para Oliveira de Azeméis manter uma emissora de rádio“, conclui o empresário.

História da Voz do Caima

Há 25 anos a atual Caima FM era dominada Rádio Voz do Caima e pertencia a uma cooperativa de duas dezenas de osselenses, que por dificuldades em suportar financeiramente o projeto decidiu pela sua venda.

“Optaram por receber propostas em carta fechada. Perante os cooperantes foram abertas duas propostas, dos dois semanários na altura, tendo o Correio de Azeméis oferecido o melhor preço. Num jantar no restaurante Pinheiro em Ossela, na presença de todos os cooperantes foi pago o preço”, recorda Eduardo Costa.

O concelho de Oliveira de Azeméis passa agora a ter apenas uma frequência de rádio com conteúdo dedicado ao seu território, não havendo informação, para já, sobre qual o futuro da frequência 97.1 MHz.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS