Nem todos os jovens de 14 anos de idade têm a oportunidade (e a capacidade) de pilotar um potente GT num circuito de velocidade em Inglaterra, a ‘pátria’ da Ginetta Junior Scholarship, programa de descoberta de novos talentos promovido pela marca britânica. Foi isso mesmo que aconteceu com Afonso Azevedo, que viajou até ao Circuito de Blyton Park para participar no evento que reuniu 70 jovens pilotos, oriundos de diferentes partes do Reino Unido e de outros países. O piloto português, natural de Oliveira de Azeméis, teve um dia preenchido por testes físicos, de comunicação com os media e de experiências em pista ao volante de um GT da Ginetta.
Admirável mundo novo
Apesar da juventude – em Portugal só é permitido competir nas pistas de velocidade aos 16 anos –, Afonso Azevedo demonstrou o seu potencial e acumulou uma experiência valiosa, que vai utilizar para perseguir o sonho de ser piloto profissional.
Numa altura em que está a dar nas vistas na categoria Júnior do Karting nacional, Afonso Azevedo vai agora concentrar-se na preparação da emblemática Taça de Portugal de Karting, a disputar no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a 23 e 24 de novembro.
“Tivemos esta possibilidade de levar o Afonso à Ginetta Junior Scholarship, um programa fantástico que a Ginetta organiza todos os anos e onde o vencedor garante a época seguinte do Ginetta Junior Championship, toda paga pela marca”, explicou João Azevedo, pai do promissor piloto português. “O Afonso nunca tinha conduzido um carro de corrida, mas mostrou um à-vontade e segurança que surpreenderam, tendo inclusive recebido elogios por parte de um representante de uma das equipas que nos abordou. Agora vamos virar agulhas e preparar a Taça de Portugal de Karting”, referiu João Azevedo.