Chama-se Ana Margarida Prado, é natural do concelho de Oliveira de Azeméis, e é uma das vozes mais destacadas do fado português durante este ano de 2024. “Dois Altares” é o primeiro single (lançado no dia 22 de março) do álbum de estreia da fadista oliveirense, “Dois altares” é o primeiro single do álbum de estreia a solo da fadista Oliveirense Ana Margarida Prado, editado pelo Museu do Fado. O lançamento do álbum “Laço” está agendado para o dia 17 de maio.
A letra é de João Monge, um dos mais aclamados letristas portugueses, e a música de Agir, um nome incontornável do panorama artístico nacional. Neste tema de estreia, Ana Margarida Prado canta o amor, a ausência e a incerteza como só ela sabe: com maturidade, beleza e empatia. Uma balada repleta de pausas e silêncios comunicantes, numa toada embalada e intimista, a que os límpidos lugares graves da voz de Ana Margarida Prado dão uma expressão singular, marcante, pessoalíssima – que fica a morar dentro de nós. Uma cativante busca por um destino comum que João Monge, um dos mais aclamados letristas portugueses, escreveu e Agir, um nome incontornável do panorama artístico nacional, musicou para a contagiante fadista.
Nomeação para os prémios Play
A fadista oliveirense é já um nome firmado no panorama nacional. Deu a voz ao álbum dos Bela Ensemble, e o trabalho, que tem o mesmo nome do grupo, foi nomeado na categoria de Fado na sexta edição nos Play – Prémios da Música Portuguesa. A gala tem lugar a 16 de maio no Coliseu de Lisboa.