O ambiente vivido no Pavilhão Dr. Salvador Machado, no jogo 2 dos quartos de final do play-off entre a UD Oliveirense e a AD Ovarense, transformou-se numa das grandes imagens da eliminatória. Com casa cheia, apoio constante e um ambiente intenso, mas marcado pelo civismo, os adeptos oliveirenses deram uma resposta forte dentro e fora das bancadas.
Depois do clima tenso vivido no primeiro encontro, em Ovar, o duelo em Oliveira de Azeméis carregava uma carga emocional especial. Nos dias anteriores à partida, o presidente da Oliveirense, Carlos Teixeira, tinha deixado um apelo público a, pedindo aos adeptos que enchessem o pavilhão, apoiassem a equipa e mostrassem que a rivalidade podia ser vivida com respeito e urbanidade.
A resposta apareceu nas bancadas do Salvador Machado. Desde cedo, os acessos ao pavilhão fizeram prever uma grande moldura humana e, durante o jogo, os adeptos da Oliveirense criaram um ambiente vibrante, empurrando a equipa do primeiro ao último minuto. Cânticos, aplausos e uma enorme ligação entre público e jogadores marcaram uma noite em que o Salvador Machado voltou a afirmar-se como uma das praças mais fortes do basquetebol português.
Dentro de campo, a UD Oliveirense respondeu também com autoridade, vencendo por 90-72 e empatando a eliminatória, mas o destaque acabou por ultrapassar o resultado desportivo. Num dérbi tradicionalmente intenso, a noite ficou marcada pela forma como o ambiente foi vivido nas bancadas, sem incidentes relevantes e com um forte espírito de união entre os oliveirenses.
O apoio vindo das bancadas acabou mesmo por funcionar como combustível emocional para a equipa orientada pela Oliveirense, que encontrou no ambiente criado no pavilhão uma energia extra para reagir à derrota sofrida no primeiro jogo da série. O Salvador Machado transformou-se num autêntico caldeirão e mostrou, mais uma vez, a importância dos adeptos nos momentos decisivos da temporada.
No final, ficou a sensação de que a noite valeu muito mais do que uma vitória. Entre rivalidade, paixão e respeito, os adeptos oliveirenses deram uma demonstração de união e mostraram que é possível viver um dérbi intenso sem ultrapassar os limites do desporto.
Veja os vídeos
Vídeos: Samuel Santos
