Os melhores doces desta quadra natalícia são nas pastelarias de Azeméis. E a aletria da Caçarola é obrigatória.

A aletria da Caçarola é o doce preferido do nosso crítico gastronómico. Nesta crónica especial, José Sobral revela o seu ranking de pastelaria para a compra do Bolo-Rei nesta quadra natalícia.

0
O nosso crítico gastronómico destaca a aletria da Caçarola para esta quadra natalícia

Natal é tempo de festa, da família, de paz e harmonia. Este ano será seguramente diferente de todos os outros em virtude da pandemia provocada pelo vírus COVID-19. Na quadra natalícia, que se estende até ao dia 6 de janeiro, também são habituais os excessos de açúcar, ou seja, as sobremesas calóricas e os doces tradicionais desta época festiva estão presentes durante vários dias.

Felizmente que em Oliveira de Azeméis tem pastelarias, padarias e confeitarias com fabrico próprio de enormíssima qualidade, somos uma terra doce.

O Bolo-Rei tradicional e as suas derivações para Bolo-Rainha ou mesmo escangalhado são bem confecionados nas mais diversas pastelarias da cidade.

Mas a qaudra natalícia não vive só de Bolo-Rei, pois as rabanadas também não podem faltar, umas de vinho outras de leite e já existem com ovos moles e pinhões sem esquecer o polvilhado de açúcar com canela.

Existem também os bilharacos feitos com abóbora bem como sonhos que se comem com prazer.

O que não pode faltar na mesa é uma aletria feita com leite ou água dependendo da opção da doceira.

Eu prefiro aletria Caçarola feita com leite a ficar assim muito cremosa que não precisa de faca para cortar e pode comer-se à colher.

Também existem outras opções como o famoso tronco de Natal com fios de ovos, o Pão-de-Ló húmido ou seco, tipo Ovar ou Arouca ou mais recentemente como o Pão-de-Ló da João que pode ser comprado na galeria comercial do Intermarché.

Como já disse a oferta é felizmente muito diversificada e no que diz respeito ao Bolo-Rei e afins a minha seleção passa pela Laranjeira, Ideal, Doce Convívio, Gemini e Doce Oliveira (por esta ordem).

Mas as iguarias de Natal não se esgotam nestas confeitarias pois a Padaria Pastelaria do Reino, a Low-Costa.Come, Flor de Azeméis, Princesa, Padaria Oliveirense, Renascer do Brasão, Sorvete, Padaria de Azeméis ou Padaria Pastelaria Três Bandeiras também preparam doçaria diversa alusiva a esta quadra natalícia com qualidade.

Importa consumir no comércio local e por isso decidi que todas as sobremesas vão ser compradas nestas casas de referência que estão espalhadas pelas diversas artérias da cidade.

Posso mesmo dizer que algumas destas confeitarias – pastelarias ainda fazem os seus produtos com preparação meia artesanal que dão um sabor único às suas iguarias.

Em alguns destes locais também pode comprar bom queijo da Serra que acompanha o tradicional Pão-de-Ló.

Apesar a quadra natalícia de 2020 ser muito especial, será certamente doce e deve optar por adquirir os diversos bolos nas nossas confeitarias, padarias ou pastelarias que apostam no fabrico próprio de enorme qualidade e com sinais bem evidentes de preservação das tradições.

Não hesite em encomendar o seu Bolo-Rei e outros bolos tradicionais na nossa cidade e vai ver que não se arrepende, pois as “coisas” de Natal são muito boas.

Felizmente tem muito por onde escolher e garanto qualidade superior em todas estas casas que também apostam bastante no Natal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui