Domingo, 18 de Outubro de 2026
Domingo, 18 de Outubro de 2026

Noite Branca de dois dias em Oliveira de Azeméis divide associações e modelo fica para reavaliação

> Quase quatro em cada dez associações consideram exagerada a duração de duas noites. Relatório a que o azeméis.net teve acesso recomenda que o modelo seja analisado em futuras edições.
Publicidade

A realização da Noite Branca de Oliveira de Azeméis durante duas noites passou a ser um dos pontos em análise após a edição de 2026. O relatório de avaliaçãoa, a que o azeméis.net teve acesso, mostra que uma parte relevante das associações e coletividades participantes considera excessiva a duração atual, embora a maioria continue a avaliá-la como adequada.

Das 34 associações e coletividades que responderam ao inquérito, 21, correspondentes a 61,8%, consideraram adequada a duração do evento, enquanto 13, ou 38,2%, classificaram-na como exagerada.

Publicidade

Voluntários, custos e menor consumo na primeira noite

Mais do que o número de respostas, são os comentários recolhidos que ajudam a perceber a razão da divisão.

O relatório identifica a duração de duas noites como um tema recorrente, sobretudo devido às dificuldades de mobilização de voluntários, aos custos logísticos associados à presença durante dois dias e à perceção de menor consumo na primeira noite. RelatorioAvaliacao-NoiteBranca26

Ainda assim, o documento também sublinha que a maioria das respostas fechadas considera adequada a duração atual, o que mostra que não existe uma posição consensual entre as associações.

Modelo de duas noites vai ser analisado

A questão não fica apenas registada entre os comentários dos participantes. Entre as áreas de melhoria propostas para futuras edições, o relatório recomenda expressamente “avaliar o modelo de duas noites”, cruzando dados de afluência, consumo, custos e perceção dos participantes em cada noite.

Na conclusão, o documento volta ao tema e considera que “a duração de duas noites merece uma análise própria”, precisamente por dividir opiniões, sobretudo entre as associações.

A edição de 2026 da Noite Branca realizou-se nos dias 11 e 12 de setembro. Para já, o relatório não aponta para uma redução do evento para apenas um dia, mas coloca claramente a duração atual entre os aspetos que deverão ser reavaliados na preparação das próximas edições.

Azemeis.net
Author: Azemeis.net

Subscreva a newsletter azeméis.net
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS

×