O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), passa a contar com uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), no Hospital de São Miguel, em Oliveira de Azeméis, que reforçará a assistência pré-hospitalar às vítimas de acidentes e doença súbita nesta região.
A primeira ativação ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 28 de dezembro, ainda antes da hora da apresentação oficial, na presença do presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, e do presidente do INEM, Luís Meira.
A Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) ficará sediada no Serviço de Urgência Básica do Hospital São Miguel e funcionará segundo um modelo de gestão integrada, que prevê a partilha de recursos humanos entre o INEM e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Na prática, para além do técnico de emergência pré-hospitalar que pertence aos quadros do INEM, os enfermeiros que completam a tripulação das ambulâncias SIV foram recrutados de entre os quadros das duas instituições.
Esta ambulância já estava prometida, apurou o Azeméis.Net, há quatro anos, na altura que o Hospital de São Miguel ficou apenas o serviço de Urgência Básica. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vincou essa velha aspiração durante o seu discurso: “É uma velha aspiração da autarquia que chega na melhor altura. Uma resposta que ajuda a salvar vidas”.
Em nota enviada para as redações, o edil oliveirense já tinha demonstrado a sua satisfação por esta resposta. “Uma excelente prenda de Natal que me deixa muito satisfeito, porque é mais um importante serviço em termos de cuidados de saúde disponíveis para os oliveirenses, uma resposta que vai seguramente salvar vidas”, considera.
Já para o presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva este é dia feliz: “Hoje [segunda-feira, dia 28 de dezembro] foi um dia feliz para nós porque cumprimos um objectivo, este meio de emergência pré-hospitalar vem reforçar a nossa capacidade de responder às necessidades de uma vasta região, que tem uma rede viária extensa, o que origina muitos acidentes rodoviários, muita indústria, e por isso, muitos acidentes de trabalho, para além de todos os problemas de saúde de origem diversa a que todos os dias temos de acorrer. A SIV, complementada com a resposta que já oferecemos na emergência pré-hospitalar, com a VMER, permitirá que esta população se possa sentir ainda mais segura pelos meios que o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza”.
+ Pormenores:
- Tripulação: As Ambulâncias SIV do INEM são tripuladas por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-Hospitalar e têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados de Suporte Imediato de Vida (SIV), tal como manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida.
- Equipamento: A Ambulância SIV está equipada, para além de todo o equipamento de uma Ambulância de Emergência Médica, com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, que permitem intervenções diferenciadas através da aplicação de protocolos médicos de atuação.
Uma resposta
Parabéns. Ótimo investimento para Oliveira de Azeméis. Era bom que não fosse necessário mas infelizmente é!
Obrigada à equipa que nos irá prestar os melhores cuidados.
Que sejam salvas mais vidas.