No mesmo fim de semana em que quebrou o silêncio sobre o fim de uma ligação de 18 anos ao Sporting CP, Cátia Azevedo foi homenageada em Cucujães. A atleta olímpica esteve entre as figuras distinguidas nas comemorações dos 50 anos do Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), clube onde começou a construir a carreira.
Depois de dias particularmente intensos fora das pistas, Cátia Azevedo regressou às origens e foi acarinhada em casa.
A velocista cucujanense integrou o grupo de atletas homenageados pelo NAC nas comemorações do cinquentenário da associação. Durante a cerimónia, o clube destacou aqueles que ao longo das últimas décadas foram campeões nacionais, representaram Portugal internacionalmente ou alcançaram outros patamares de destaque no atletismo.
“Os atletas são a razão de ser e o eixo central do NAC”, foi sublinhado pela direção do NAC durante a homenagem, acrescentando-se que são eles que levam «o nome, o símbolo e os valores do clube a competições locais, nacionais e internacionais».
Cátia destacada entre os olímpicos do NAC
Entre os vários nomes chamados surgiu Cátia Azevedo. E o percurso da atleta mereceu um destaque adicional quando a organização recordou a presença de atletas olímpicos entre aqueles que passaram pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães.
Foi um reconhecimento particularmente simbólico para uma atleta que começou precisamente no NAC antes de partir para uma carreira que a levou ao mais alto nível do atletismo português e a sucessivas participações olímpicas.
A homenagem aconteceu no mesmo dia em que Cátia Azevedo falou publicamente sobre o fim da longa ligação ao Sporting CP.
Como o azeméis.net noticiou este sábado, a atleta revelou que as propostas apresentadas para continuar no clube implicavam uma redução das condições contratuais e contou ter ouvido, depois de ter sido mãe: “Foste mãe. És um tiro no escuro, não sei como virás”. A velocista terminou assim uma ligação de 18 anos ao emblema de Alvalade e procura agora uma solução para prosseguir a carreira.
+ Ler artigo: Cátia Azevedo quebra o silêncio após saída do Sporting CP: “Foste mãe, és um tiro no escuro”
De volta ao clube onde tudo começou
No mesmo dia da exposição pública de um momento difícil da carreira, o cenário era outro em Cucujães.
No clube onde começou, Cátia Azevedo foi recebida como uma das atletas que ajudaram a projetar o nome do NAC para fora da freguesia e do concelho. A própria associação sublinhou que «o sucesso competitivo e a projeção do NAC dependem diretamente do empenho e talento dos nossos atletas».
Num momento de mudança e incerteza sobre o próximo capítulo da carreira, Cátia Azevedo encontrou assim nas origens reconhecimento, homenagem e carinho.

