Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Apoio à implementação de processos de inovação nas PME. Projeto da AECOA com financiamento a 100%

Ainda há lugar para PME que pretendam aderir ao programa de Formação-Ação – 2.º Ciclo Move PME, que a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) tem em curso. Os primeiros grupos estão fechados e as operações praticamente concluídas. Neste momento, as inscrições mantêm-se abertas para seis áreas do projeto: Organização e Gestão; Economia Digital, Implementação de Sistemas de Gestão; Indústria 4.0; Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental; e Capitalizar: Otimização de Recursos Financeiros.

Se está interessado em participar neste projeto de ‘consultoria à medida‘ com financiamento totalmente garantido (90% Portugal 2020/FSE + 10% AECOA), entre em contato com esta Associação Empresarial, através do telefone 256 668 824 ou do email a.pintomoreira@aecoa.pt . Apresse-se que as vagas já são poucas.

Publicidade
O programa Move PME é um projeto que permite ajudar a implementação de processos de inovação das PME do concelho

Organização e Gestão (OG)

Introduzir novos métodos de gestão e/ou de organização de trabalho, e reforçar as capacidades de gestão dos empresários e quadros superiores, ao nível da estratégia, produção, logística, marketing, vendas e recursos humanos, são alguns dos objetivos desta temática. Quem opta por OG pode também desenvolver projetos de melhoria de layout com recurso a redesenho, ferramentas de diagnóstico e planeamento, bem como identificar oportunidades e riscos para o negócio.

Melhorar as capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos, processos e serviços; implementar ferramentas e sistemas de melhoria contínua e participar em ações de benchmarking são outras finalidades desta área.

Economia Digital (ED)

Se pretende desenvolver ferramentas e plataformas digitais (websites, catálogos digitais, e-commerce, etc.), esta é a temática de excelência. A atualidade não se compadece com atrasos neste âmbito. Assim, apostar nas redes sociais, blogues, sites e outros recursos é a solução nos nossos dias.

Importa, então, saber adequar os modelos de negócio, com vista à inserção da sua PME na ED, e saber como geri-los, nomeadamente através de campanhas de marketing digital estratégicas e bem estruturadas, e da introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de gestão, distribuição e logística. Conhecer as crescentes ameaças digitais à segurança das empresas e adotar comportamentos e práticas adequadas à minimização dos riscos são outras mais valias desta área.

Sistemas de Gestão (SG)

Apoiar as PME na implementação de SG é outra vertente deste projeto de consultoria e formação à medida de cada empresa.

No âmbito de SG, as opções são variadas: aumentar a qualidade dos produtos, serviços ou processos de gestão é uma delas, a que se junta a necessidade de reduzir não conformidades (processo, produtos) e ineficiências de funcionamento.

Implementar Sistemas de Gestão, com vista à sua posterior certificação, seja pelo Sistema Português da Qualidade ou por sistemas internacionais de certificação (ISO 22000 Sistema de Gestão da Qualidade Alimentar; OHSAS 18001 Saúde e Segurança no Trabalho; ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade; ISO 56002 Sistema de Gestão da Inovação; IATF 16949 Sistema de Gestão da Qualidade Automóvel, etc.) é também uma oferta deste programa da AECOA.

Sustentabilidade Ambiental

O universo tem-nos demonstrado o quão imperioso é olhar para o ambiente com ‘olhos de ver’ de forma a permitir a construção de um futuro mais sustentável. Tomar consciência desta necessidade e tentar adequar a sua organização empresarial a novos métodos e ferramentas é obrigação de um empresário.

Esta temática decorre disso mesmo e visa sensibilizar/ apoiar a adoção de práticas e ferramentas que respeitem a redução da intensidade energética e carbónica, bem como desenvolver conceitos e práticas de ecoinovação e de ecodesign em novos produtos e serviços, através dos fundamentos da economia circular. Otimizar consumos energéticos, através de práticas de eficiência energética e produzir de forma mais eficiente e mais limpa, com menos recursos, menos resíduos e menor impacto sobre o ambiente, são outras finalidades.

Indústria 4.0 (i4.0)

Quem optar por esta temática pode, desde logo, contar com a realização de um diagnóstico à sua organização, que permitirá aferir o grau de maturidade digital e tecnológica ao nível da i4.0, e, consequentemente, com a elaboração/ implementação de um projeto estratégico e organizacional dos conceitos da 4ª revolução industrial. Acelerar as competências e as tecnologias nesta área é o que se pretende. A digitalização de processos internos, sensorização, recolha e tratamento de dados, ‘internet das coisas’ (IoT), robótica, conetividade e interfaces digitais com clientes e fornecedores, e, obviamente, a cibersegurança são as hipóteses concretas a serem trabalhadas nesta vertente.

Capitalizar

Tal como o nome indica, esta área temática pretende possibilitar às PME a aquisição de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam capitalizar e otimizar os recursos financeiros.

Para isso, importa conhecer bem e decidir melhor as distintas soluções de financiamento existentes, sejam bancárias, garantia mútua, capital de risco, factoring, confirming, etc..

Elaborar planos de negócio e interpretar os principais documentos contabilísticos, nomeadamente os relativos a demonstrações financeiras, orçamentos e planos de investimento, são outros conhecimentos a serem ministrados, prevendo-se também a implementação de práticas de benchmarking, relativas aos indicadores de desempenho económico-financeiro. Medidas de gestão para mitigação de riscos, através, nomeadamente, de sistemas de controlo de gestão são boas práticas que este programa da AECOA quer levar à sua empresa.

O projeto Formação-Ação Move PME – 2.º Ciclo, cujo organismo intermédio AIP – CCI, é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 924.718,96 euros, dos quais 832.247,06 euros são provenientes do Fundo Social Europeu (FSE).

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS